O investigador e historiador José de Almeida Mello apresenta amanhã a conferência sobre «A Thorah da Base Aérea das Lajes – Ilha Terceira e a Sinagoga Sahar Hassamaim – de Ponta Delgada e a Thorah encontrada em Rabo de Peixe – Ilha de São Miguel – em 1997», uma comunicação onde irá abordar o percurso de uma investigação realizada dentro e fora de Portugal, em torno da Thorah referida desde a década de 1960 até à atualidade.
O historiador vai servir-se de várias fontes, entre elas documentos oficiais, com a Chancela do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, mais concretamente o Departamento da Força Aérea para além de várias imagens fotográficas, que fazem o elenco documental do estudo a expor. Trata-se de uma investigação inédita, com revelações de grande importância, até agora desconhecidas e que alteram o discurso histórico, sobre o Thorah da Base Aérea da ilha Terceira.
Esta conferência é o resultado e a conclusão do trabalho de investigação que Almeida Mello levou a cabo, ao longo de vários anos, tendo nos últimos dois anos ganhado uma nova dinâmica, ao realizar consultas em vários arquivos privados, entre outros, onde recolheu documentos inéditos, que irão provocar uma nova leitura e um novo olhar sobre a Thorah da Base Área das Lajes, ilha Terceira.
A Conferência, que está agendada para amanha, dia 30 de novembro, pelas 18h30, realiza-se no Hotel Açores Atlântico, devendo-se a escolha do local ao simbolismo que o historiador pretende transmitir, visto a Casa Bensaúde ser um dos nomes da antiga colónia hebraica de Ponta Delgada.