O Presidente da Câmara Municipal da Horta exigiu, esta quinta-feira, em reunião de Câmara, a reposição das 14 ligações semanais diretas na rota Lisboa-Horta- Lisboa, na operação Verão IATA, junto da Azores Airlines e do Governo Regional.
A deliberação, aprovada por unanimidade, foi tomada na sequência da apresentação de um voto de protesto por parte dos vereadores do PSD que protestava contra as declarações proferidas, em novembro, pelo Presidente da SATA a respeito da rota operada por aquela companhia, defendendo José Leonardo a tomada de “uma posição firme que não se limite a protestar, mas que assuma o reforço da reivindicação dos faialenses perante aquela companhia no aumento da frequência nas ligações com Lisboa, durante os meses de Verão, contrariamente ao que se encontra publicado”.
A deliberação exige igualmente esclarecimentos sobre a implementação do projeto RISE no Aeroporto da Horta, no sentido de ultrapassar dificuldades imediatas ao nível da operacionalidade naquele aeroporto, assim como um maior cuidado na política promocional da rota.
A autarquia faialende lamentou ainda as referidas declarações, por considerar que estas “não têm correspondência na realidade transmitida pelos números oficiais” em linha com a mesma posição já assumida, por unanimidade, na Assembleia Municipal da Horta.
A deliberação será agora remetida à Azores Airlines, ao Governo Regional dos Açores e às forças vivas do concelho da Horta.
Açores 24Horas / NI