Podem nunca vir a exercer uma função de gestão ou mesmo o cargo de CEO, mas a verdade é que Hugo Oliveira Pereira, Rodrigo Braga, José Cruz e Nuno Cordeiro mostraram, ao longo dos últimos quatro meses, que têm talento inato e potencial de sobra para um dia virem a assumir o “leme” de uma organização.
Estes jovens naturais de Ponta Delgada conquistaram o terceiro prémio da primeira edição do Junior Business Challenge, competição nacional de liderança e gestão promovida pelo IPAM – The Marketing School.
Ao longo dos últimos quatro meses, os quatro alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, formaram uma sociedade gestora de uma empresa fabricante de brinquedos: a “PBC”. Com o precioso auxílio do docente Maria de Fátima Correia – que assumiu a função de consultor –, os jovens com idades compreendidas entre os 16 e 18 anos responderam a desafios diversos colocados por um simulador que atestou conhecimentos desde a gestão e marketing, até à produção, logística e finanças.
Volvidas três eliminatórias disputadas em ambiente virtual e duas em cenário presencial, a “PBC” conquistou o terceiro lugar do segmento de produção de brinquedos, superando as cerca de 250 “empresas” que disputaram o mercado.
O primeiro e segundo lugares do Junior Business Challenge foram conquistados por duas equipas do Colégio Internato dos Carvalhos, de Gaia: “JohnGhilas” e “Moitinhas”, respetivamente.
A iniciativa promovida pelo IPAM – The Marketing School contou com a participação de um total de 70 instituições de ensino e de 100 docentes.
O IPAM – The Marketing School é um dos maiores institutos privados de ensino superior especializado na formação de profissionais da área de Gestão de Marketing. Desde 1984 a apostar na formação académica de gestores de topo, o IPAM conta atualmente com três estabelecimentos de ensino, sedeados em Porto, Aveiro e Lisboa.