Os jovens açorinos Rodolfo Botelho Vieira e Beatriz Teves Oliveira participam segunda e terça-feira, em Bruxelas, no Fórum sobre Regiões e Municípios Criativos da Europa.
Rodolfo e Beatriz foram escolhidos entre 267 candidatos dos Estados-Membros da União Europeia à inclusão no grupo dos “100 jovens talentos criativos europeus”, sendo as suas candidaturas apoiadas pelo Gabinete do Secretário Regional da Presidência.
Rodolfo Botelho Vieira, violinista, está a concluir um doutoramento na Northwestern University, em Chicago, e Beatriz Teves Oliveira, coreógrafa e bailarina, tem em desenvolverndo o projecto “Açores em Dança”, um conjunto de workshops de improvisação de dança.
Nos dois dias do fórum, os dois talentos açorianos terão possibilidade de trocar experiências e de debater, com os restantes 98 jovens dos 27 Estados-Membros da União, o contributo que a juventude pode aportar à inovação e criatividade na Europa, em domínios como a arte e cultura, tecnologias da informação, economia e empreendedorismo.
O jovem violinista Rodolfo actuará, também, para os convidados do evento, executando uma peça no evento social previsto segunda-feira, na ‘Salle Horta’ do Brussels’ Centre of Fine Arts, ‘BOZAR’.
O fórum é organizada pelo Comité das Regiões da União Europeia, integrado nas celebrações do Ano Europeu da Inovação e Criatividade, em que Governo dos Açores se fará representra pelo subsecretário regional para os Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira.