Jovens das Comunidades açorianas podem ser agentes transformadores de uns Açores modernos e ambiciosos

foto1O secretário regional da Presidência considerou, esta manhã, em Ponta Delgada, que os Açores têm muito orgulho nas suas Comunidades espalhadas pelo mundo e têm um particular apreço pelas suas gerações mais novas.

 

 

André Bradford, que falava na sessão de abertura do “Encontro de Jovens 2009 – O Reforço do Papel da Juventude nos Açores e nas Comunidades”, realçou como uma importante mais valia, a circunstância de os jovens das Comunidades, embora não estando obrigados pela geografia a serem açorianos, optarem, emotivamente, por manter uma ligação forte à cultura dos seus antepassados.

 

 

Por essa razão, os jovens das comunidades açorianas têm, no entendimento do secretário regional, uma missão fundamental que é a da actualizarem a sua memória e de a colocarem ao serviço do desenvolvimento dos Açores e da presença açoriana no exterior.

 

 

O encontro que hoje, começou em Ponta Delgada, tem como principal objectivo proporcionar aos jovens das Comunidades uma maior cooperação com o movimento associativo juvenil regional, estimulando para a reflexão e para o debate de questões de interesse comum. Para o Governo dos Açores esta iniciativa permite, acima de tudo, uma maior aproximação da juventude descendente de açorianos à terra de seus pais, criando sinergias e dinamizando o movimento associativo açoriano nas próprias Comunidades.

 

 

André Bradford referiu, a propósito, a grande preocupação do Governo Regional em aliar à emoção da descoberta que envolve os jovens das Comunidades uma vertente de partilha de experiências com os jovens locais, de modo a se fomentarem parcerias para troca de boas práticas no âmbito do associativismo juvenil e de se estabelecerem canais sólidos de comunicação.

 

 

O secretário regional da Presidência defendeu a importância de os jovens das Comunidades conhecerem bem os Açores de hoje para que possam ser, para além de elo de ligação à memória e às tradições açorianas, agentes transformadores de uma Região que se quer arrojada, moderna e ambiciosa.

 

 

André Bradford, ao caracterizar a emigração açoriana como sendo hoje, absolutamente, residual, afirmou que a terra dos que deixaram os Açores há décadas, já não existe, sobretudo no que se refere às condições de vida difíceis e à falta de oportunidades de então.

 

 

Hoje, concluiu o secretário regional da Presidência, os Açores são uma Região, orgulhosamente, dinâmica e moderna, uma das regiões mais jovens da Europa que procura garantir a todos quantos nela habitam perspectivas sólidas de futuro, proporcionando condições para que todos possam desenvolver, com segurança, os seus próprios projectos de vida.

 

 

O “Encontro de Jovens 2009 – O Reforço do Papel da Juventude nos Açores e nas Comunidades” é uma iniciativa conjunta das Direcções Regionais das Comunidades e da Juventude e conta com a presença de 60 participantes oriundos de diversas associações juvenis dos Açores, Portugal Continental, Bermudas, Brasil, Canadá e Estados Unidos da América.

 

 

De entre os temas previstos em programa para debate, destacam-se o “O Trabalho em Rede como Resposta a Desafios Comuns”, o “Associativismo”, a “Participação Cívica e Política nas Sociedades” e “As Potencialidades dos Açores/Comunidades”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here