Jovens faialenses assumem cargo de CEO de empresa virtual

A partir de sexta-feira, 1 de novembro, quatro jovens alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, da cidade da Horta, Faial, vão mostrar o talento para a gestão e a liderança, assumindo, durante três meses, o cargo de CEO (chief executive officer) de uma empresa fabricante de brinquedos virtual.

O desafio é colocado pelo Junior Business Challenge, um projeto promovido pelo IPAM – The Marketing School que procura, entre aquela que será a futura geração de profissionais, talentos promissores e capazes de enfrentar a complexa realidade do mundo dos negócios. Neste desafio, os alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga vão representar a Região Autónoma dos Açores com uma equipa devidamente auxiliada por um docente da instituição, e enfrentar a concorrência de mais 900 alunos do ensino secundário e profissional de todo o país.

A liderança do mercado dos brinquedos será disputada, em ambiente virtual, por cerca de 250 empresas (compostas por quatro elementos), envolvendo a consultoria de mais de 100 de docentes que assumem a função de tutores. Ao todo, e além da instituição de ensino da Região Autónoma dos Açores, estão representados no Junior Business Challenge cerca de 70 instituições de ensino de dez distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira de que são exemplo o Colégio D. Dinis e o Colégio Luso-Francês (Porto), a Escola Secundária do Pombal (Leiria), o Colégio Valsassina (Lisboa) e a Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Santarém).

Todas as equipas partem em igualdade de circunstâncias e com um objetivo comum: fazer da organização que lideram a mais rentável do mercado em que está inserida. Gestão, Marketing, Produção, Logística e Finanças são apenas algumas das disciplinas integradas no dia a dia de cada empresa e que os jovens gestores vão ter de saber utilizar em seu proveito para superar os desafios do mercado real impostos pelo simulador virtual.

O Junior Business Challenge tem o intuito de reforçar a aprendizagem dos conteúdos programáticos por parte dos alunos da área de Ciências Económicas, no ensino secundário e profissional.

A assimilação de conceitos através de situações reais de mercado é a imagem de marca do desafio que, simultaneamente, pretende encurtar a distância para o Ensino Superior, elevar a apetência pela gestão de empresas e a consciência para a complexidade das operações no competitivo ambiente empresarial.

O desafio – que conta ainda com a CESIM enquanto parceiro tecnológico – é composto por três eliminatórias cujo grau de dificuldade aumenta a cada etapa. A primeira decorre nos meses de novembro e dezembro, a segunda em janeiro.

A final nacional e a entrega de prémios têm lugar em fevereiro e março, respetivamente.  Fórum Estudante, Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) e Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação (CENFIPE), entidade que tem a seu cargo a acreditação da formação realizada aos professores que vão dar apoio aos participantes, são as entidades que apoiam o Junior Business Challenge.

 

 

O IPAM – The Marketing School é um dos maiores institutos privados de ensino superior especializado na formação de profissionais da área de Gestão e do Marketing. Desde 1984 a apostar na formação académica de gestores de topo, o IPAM conta atualmente com três estabelecimentos de ensino, sedeados em Lisboa, Aveiro e Porto. O IPAM faz parte da rede Talent que concentra a maioria da oferta de cursos de Marketing e Design nas instituições privadas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here