JP/Açores inicia hoje congresso depois de 10 anos de interregno

A Juventude Popular (JP) dos Açores realiza hoje e sábado o seu IV Congresso Regional, na ilha de S. Jorge, depois de ter estado 10 anos sem líder regional.
Alonso Miguel, líder da JP/Terceira, é o único candidato à liderança regional da Juventude Popular, até ao momento, sendo que as eleições decorrem este sábado.
Em declarações à Lusa, o jovem popular salientou que o “constante afastamento dos jovens da política” levou ao desaparecimento “por completo” da Juventude Popular nos Açores, o que provocou um “envelhecimento do partido”.
Alonso Miguel, que em 2011 foi eleito presidente da JP na ilha Terceira, destacou o interesse do líder regional do CDS-PP, Artur Lima, em reabilitar a juventude partidária, contribuindo para a “renovação do partido”.
O candidato à liderança da JP/Açores apontou o “desemprego jovem” como principal preocupação, “tendo em conta a crise económica e social” que a região atravessa.
Nesse sentido, Alonso  Miguel revelou que irá apresentar, na sua moção de estratégia global, propostas “alternativas” para resolver o problema.
“Os jovens estão cada vez mais sem alternativas. É preciso estimular a criação de empresas em áreas e setores produtivos, com capacidade de exportação, que possam empregar mão de obra qualificada”, frisou, acrescentando que há muitos jovens com capacidades sem emprego na região.
Alonso Miguel salientou também que a Juventude Popular dos Açores pretende desmistificar a ideia de que as juventudes partidárias são “escolas de vícios”, realçando que os seus militantes não estão “à procura de tachos e de interesses”.
Segundo o jovem popular, a JP/Açores tem neste momento 800 jovens filiados, em todas as ilhas, participando no congresso meia centena de militantes.
Para além da eleição dos novos órgãos do partido, serão debatidas cerca de uma dezena de moções setoriais.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here