JS quer aumentar participação dos jovens na gestão dos recursos públicos

O presidente da JS/Açores, Berto Messias, anunciou que esta estrutura política de juventude vai apresentar uma proposta legislativa que visa aumentar a participação e a responsabilização dos jovens na gestão dos recursos públicos.

A iniciativa, que será entregue a “curto prazo” na Assembleia Legislativa dos Açores, visa reformular e adaptar à região os conselhos municipais de juventude.

Uma das novidades será, segundo Berto Messias, “permitir que estes conselhos tenham um representante jovem por cada freguesia, eleito pela Assembleia de Freguesia”.

A iniciativa legislativa da JS/Açores pretende ainda introduzir a figura do orçamento participativo, permitindo que “os conselhos municipais de juventude possam escolher, entre um lote de investimentos, qual o que deve ser concretizado pelo município”.

“Isto tem um papel relevante ao nível da participação dos jovens e da corresponsabilização dos jovens na gestão dos recursos públicos”, frisou Berto Messias, para quem é “fundamental que os partidos apostem nos jovens, rejuvenescendo-se e renovando-se, não só fisicamente, mas também em termos de propostas e ideias para o futuro”.

“Um dos mais importantes ativos que temos nos Açores são os jovens e não cometemos a indignidade política de aconselhar os jovens a emigrar”, acrescentou.

Berto Messias falava aos jornalistas em Ponta Delgada, no final de uma reunião com o presidente da Associação de Municípios dos Açores, João Ponte, de quem obteve uma “aceitação muito positiva” para esta iniciativa legislativa.

“Vamos afinar alguns pormenores jurídicos e legais, mas temos total concordância do presidente da associação de municípios”, frisou o presidente da JS/Açores, que é também líder parlamentar do PS/Açores na Assembleia Legislativa.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here