JSD propõe programa complementar ao “Porta 65”

porta-65

O líder da JSD/Açores anunciou hoje a apresentação no parlamento de uma proposta complementar ao “Porta 65”, que prevê uma majoração de 20 por cento nos apoios atribuídos na Região ao abrigo daquele programa nacional de apoio ao arrendamento jovem.

 

“É preciso um programa de apoio ao arrendamento habitacional para residência permanente de jovens e jovens casais nos Açores. Os jovens açorianos precisam de um programa complementar ao ‘Porta 65’ que tenha vantagens acrescidas, dadas as características insulares e de falta de incentivo ao arrendamento habitacional na Região”, afirmou Cláudio Almeida, em conferência de imprensa.

 

O líder dos jovens social-democratas revelou que o grupo parlamentar do PSD/Açores já exprimiu a sua “concordância” com a iniciativa, devendo o projecto de decreto legislativo regional ser apresentado brevemente.

Cláudio Almeida defendeu também o alargamento para “mais dois anos” do período de renovação de candidatura ao “Porta 65”, que actualmente é de três anos.

 

O presidente da JSD/Açores salientou que existem “pouquíssimos” beneficiários do programa na Região, o que resulta da sua “falta de divulgação” no arquipélago.

“Não se conhece um único ponto, uma única loja, onde os jovens se possam dirigir e obter esclarecimentos para apresentação de candidaturas ao ‘Porta 65’ dependentes do governo regional”, sublinhou.

 

De acordo com Cláudio Almeida, apenas 31 jovens açorianos beneficiam de apoios do “Porta 65”, num total de 9500 candidaturas aprovadas a nível nacional entre Dezembro de 2007 e Dezembro de 2008.

O líder dos jovens social-democratas elogiou, ainda, a criação de gabinetes de apoio ao “Porta 65” nas câmaras municipais de Ponta Delgada e São Roque do Pico e apelou às restantes autarquias da Região para abrirem estruturas idênticas, onde os jovens se possam dirigir para pedir informações e elaborar as candidaturas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here