O norte-americano Kurt Eibell foi o vencedor absoluto da 1ª Mini Baja TT Motores/RCA, evento que a Olavo Esteves Competições promoveu no passado fim-de-semana, e onde o piloto da GasGas 300 se impôs aos restantes, batendo Lénio Lourenço (Yamaha), conquistando também a vitória nos quads – com uma Suzuki LT 400 – e o terceiro lugar da geral. João Pedro Teves (Husqvarna) foi o 3º nas duas rodas e Filipe Pimentel (Kawasaki) guiou o outro quad presente.
Integrada no terceiro aniversário do Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória (CDM/PV), a prova, que também comemorou o primeiro aniversário daquele programa quinzenal do Rádio Clube de Angra, juntou 18 concorrentes, entre motos, 4×4 e quads.
Nos jipes, foram cinco os conjuntos que se aventuraram num traçado muito divertido, com o potente Jeep Grand Cherokee – uma máquina com mais de 300 cavalos – de Justin Roberts a ser o melhor no final das duas seções.
Bruno Veloso levou o Suzuki ao segundo posto, adiante do Nissan Terrano do muito regular Rui Pereira. O mais rápido em pista foi Wilson Mendes (Jeep), a quem os problemas mecânicos iniciais impediram a luta pela vitória, sendo último numa prova onde apenas o protótipo guiado por Rui Sousa não chegou ao fim.
Autocross: Domínio de Tiago Sousa
Depois de apresentados ao público na sexta-feira à noite, e com a novidade do Troféu Renault 5 a fazer adivinhar mais alguns participantes, apenas 4 concorrentes lograram classificar-se na primeira jornada da Taça Ilha Terceira.
Com Marcelo Ávila de fora, depois de uma forte despiste nos treinos, Tiago Sousa venceu as duas mangas na estreia do Peugeot 206, classifcando-se adiante de Josh Vanhorn (Nissan) e do veterano Victor Brasil, o único sobrevivente do novo Troféu R5. Boas indicações deixou Miguel Brasil, agora com um potente Renault Clio, enquanto Luís Gonçalves também não passou dos treinos.
Fotógrafos homenageados
Na senda de vários eventos em que os colaboradores e quem mais se distingue não é esquecido, a Olavo Esteves Competições homenageou desta feita os fotógrafos que, desde março de 2011, vão marcando presença no CDM/PV, registando os cerca de 130 eventos que lá se realizaram.
No sábado, foram então os seguintes a constar de uma lista que vai crescendo: António Bettencourt, Benjamim Bento, Carlos Sousa, Luís Melo, Francisco Veloso, Milton Rodrigues, Paulo Melo, Paulo Santos, Ricardo Laureano, Rodrigo Bento, Rodrigo Pereira e Rui Chu.
Aniversário animado
Para lá da parte competitiva, o 3º aniversário do CDM/PV juntou muita gente no recinto, abrangendo uma animada parte social. Na sexta-feira houve um ensaio do Bailinho de Carnaval das Fontinhas e a atuação dos bem dispostos “Rapazes da Canada de Trás”, enquanto o sábado deu lugar a mais música, mas com “Os Kotas” e a juventude dos “Rascunho”.
A estrutura praiense promete “ter mais e novas animações pois, para além de rentabilizar um espaço que custa muito dinheiro mensalmente, o objetivo será sempre diversificar a oferta para o público”, disse Olavo Esteves.
PortodasPipasPRESS