O Laboratório Regional de Enologia, promove, a 10 e 11 de dezembro, nas suas instalações na Madalena, no Pico, a realização de duas edições de workshop de Prova de Vinhos, com duas sessões em cada dia, às 10h30 e 14h30.
Estas duas edições completam um ciclo de quatro edições concretizadas antes, tendo as duas anteriores, realizadas em abril e agosto, registado uma adesão considerável, prevendo-se acolher no próximo fim-de-semana cerca de 40 pessoas neste evento.
Estas sessões destinam-se preferencialmente a vitivinicultores, mas estão abertas ao público em geral, tendo como objetivo dotar os participantes de conhecimentos essenciais para a apreciação do vinho de uma forma crítica.
Uma maior sensibilidade para a prova de vinhos contribui para um melhor conhecimento desta bebida e da sua apreciação, promovendo o consumo consciente e divulgando, de modo indireto, o setor vitivinícola açoriano.
Nestas sessões serão abordados temas como a fisiologia dos sentidos, aromas e gostos elementares, as caraterísticas e condições do provador e da sala de prova, além da metodologia de prova.
O workshop também tem um carácter prático, com a perceção de aromas e a prova de diferentes vinhos da região dos Açores.
Esta iniciativa incide sobre vinhos de qualidade, contribuindo para a promoção dos vinhos produzidos no arquipélago, cimentando a ideia de que os Açores são uma região vitivinícola produtora de vinho de qualidade.
Ao longo das quatro edições, o Laboratório Regional de Enologia contou com o apoio e colaboração de produtores de vinho do Pico, nomeadamente a Cooperativa Vitivinícola do Pico, Curral Atlantis, Czar, Adega A Buraca, Azores Wine Company, Cancela do Porco e Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico.
Em 2017, está prevista a realização de um novo ciclo de workshops, com uma abordagem mais aprofundada para provadores já com algum treino.