A Câmara Municipal de Lagoa assinalou, hoje, o dia Mundial da Consciencialização do Autismo, incentivando empresas, juntas de freguesias e instituições lagoenses a colocar um apontamento azul, cor simbólica desta causa, nos seus edifícios sede. Uma iniciativa que contou com grande adesão por parte de empresas e instituições, cerca de 30, que com a sua criatividade se associaram a esta causa. Hoje à noite, as cinco sedes das juntas de freguesia e o Edifício Paços do Concelho estão também devidamente iluminados a azul.
Ricardo Martins Mota, Vice presidente da Câmara Municipal de Lagoa, salienta que, “é
fundamental hoje não deixar passar despercebida esta data numa altura em que se fala tanto de inclusão e integração social. É crucial deixar uma mensagem de esperança, de consciencialização e, nesta medida, também colaborar e auxiliar pessoas portadores de autismo para que se sintam integrados numa sociedade onde os direitos devem ser sempre garantidos. A diferença não deve ser alvo de descriminação, mas antes um fator de inclusão, numa sociedade que se quer mais justa e igualitária”.
No âmbito desta temática e de forma a despertar atenções, a autarquia da Lagoa irá assinalar o Mês da Consciencialização do Autismo com várias iniciativas que decorrerão ao longo de abril e que pretendem sensibilizar a população para a consciencialização desta realidade. No dia 14 de abril, às 16h00, decorrerá uma caminhada aberta à comunidade com concentração na Praça de Nossa Senhora da Graça e que terminará no jardim do Convento dos Franciscanos.
Já no dia 28 de abril, pelas 18h00, será inaugurada a exposição de fotografia, intitulada “O meu Olhar”, seguindo-se várias intervenções alusivas ao Autismo. A terapeuta Joana Melo; a socióloga Piedade Lalanda, e a pediatra Ana Luísa Rodrigues falarão sobre o autismo em diferentes abordagens, numa iniciativa que irá decorrer no Cine Teatro Lagoense Francisco D´Amaral Almeida.
Açores 24Horas / NI