No próximo dia 11 de abril a Lagoa, na ilha de S. Miguel, comemora o seu 5.º aniversário de elevação a cidade e a autarquia presenteia a comunidade com várias iniciativas, desde logo com a alvorada em dia de aniversário, às 07h00 no Edifício dos Paços do Concelho, com as Sociedades Filarmónicas da cidade de Lagoa, a Estrela D’Alva e a Lira do Rosário.
Segundo Cristina Calisto, ”sendo igualmente este dia feriado municipal, situação que determina o encerramento de escolas e outros serviços, foi determinado pela câmara municipal proporcionar um conjunto de actividades ao ar livre e de grande animação para as crianças, também contribuindo para que as famílias encontrem aqui um momento de convívio que seja do seu agrado e que crie este ambiente de festa que entendemos ser o aniversário da cidade”.
Assim haverá animação para as crianças na Praça de Nossa Sr.ª da Graça e Praça da República Portuguesa, na cidade de Lagoa e no Polivalente de Água de Pau, na vila de Água de Pau, entre as 15h00 e as 18h0, com passeios de lagarta, pinturas faciais e modeladores de balões, entre muitos pulas pulas que farão daqueles recintos municipais autênticos parques de diversão infantil por um dia. Estão ainda previstos, nas duas praças e polivalente, vários espetáculos infantis protagonizados pelos “Fire Clown” e pelos Duendes.
“Sendo uma jovem cidade e sendo que o futuro da lagoa reside no potencial das gerações mais jovens, aquelas que neste momento estão a receber um conjunto de contributos no âmbito da educação, no âmbito do projecto prosucesso e no âmbito de vastas parcerias destinadas a melhorar o sucesso escolar no concelho, a festa de aniversário da cidade volta a estar destinado a um público mais jovem”, adianta a organização.
Ao longo do mês de abril, a autarquia lagoense tem, igualmente, previstas a realização e promoção de várias iniciativas culturais e desportivas que se integram na celebração desta efeméride, sendo a primeira a IX Feira do Livro alusivo ao tema Alma Mater que acontece entre o dia 1 de abril a 30 abril e na qual estão previstas várias exposições nomeadamente de João Ramos, Catarina Alves, Avelina da Silveira e de Victor Almeida, bem como a apresentação da obra “Resta Saber se vale a pena” de Nuno Rafael Costa e um concerto de primavera com reportório de música clássica de Brígida Natália Ferreira e outro concerto alusivo ao 25 de Abril com o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz.
A 6 de abril, a Lagoa recebe, no trilho da Janela do Inferno, o Festival Tremor, a 22 e 23 de abril o Açores Challenge de Patinagem Artística 2017, e ainda o Prémio Liberty Seguros, prova de ciclismo, que tem lugar também na cidade, de 29 de abril a 01 de Maio, estando ainda prevista para abril a inauguração de um espaço de apoio à proteção civil do concelho.
A celebração estende-se no mês de Maio, com o já habitual concurso de Maios, que já vai na sua 21º edição e com a realização da Feira Eva Dream – Florir Portugal – Lagoa das Flores que terá lugar na Praça de N. Sra. Da Graça entre os dias 13 e 14 de Maio e que promete muita animação musical, contando com a participação de floristas e artesãos locais.
Açores 24Horas