O Instituto Açoriano de Cultura apresenta ao público na sua galeria, na próxima sexta-feira, dia 28 de fevereiro, pelas 18h30, um romance da autoria de José Luís Neto intitulado “Danças de Espada”.
A apresentação estará a cargo do Escritor Fernando Dacosta, jornalista premiado e escritor galardoado, que prontamente aceitou o convite que lhe foi endereçado.
Danças de Espada é um livro ficcional que visa mostrar através das características celebrações carnavalescas da ilha Terceira, únicas em todo o mundo, que apesar da cultura portuguesa ser de tipo sebastiânico, se podem ultrapassar os problemas que a sociedade portuguesa atualmente enfrenta, através da união de vários indivíduos dispostos a responsabilizarem-se pelo seu futuro, convertidos numa comunidade em ação.
Para tal o autor “ressuscitou” um conjunto de personagens históricas reais, bem como um conjunto de acontecimentos já esquecidos, que estando ligados ao povoamento do arquipélago dos Açores, contribuíram para que Angra do Heroísmo assumisse o papel de capital do Atlântico Norte.
A encenação de umas “Danças de Espada” procura tornar-se, consequentemente, numa metáfora sobre as vidas, as escolhas, os sonhos e as ambições de todos os portugueses.
José Luís Neto é técnico superior da Direção Regional de Cultura do Governo dos Açores, sendo detentor de doutoramento em Arqueologia Pós-Medieval, autor de vários livros da especialidade e contando com cerca de uma centena de artigos publicados nas áreas da história, arqueologia, património e museologia. Criou e coordenou o Setor de Património e Arqueologia da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Setúbal, tendo anteriormente coordenado o Museu de Setúbal/Convento de Jesus. Colaborou na proposta de candidatura da proposta da Arrábida a Património da Humanidade submetida à UNESCO. Lecionou diversas cadeiras no âmbito do património na Universidade Moderna – Setúbal. Colaborou na criação do Museu do Sabão de Belver e é o museólogo responsável pelo Museu da Tecelagem de Belver. Foi bolseiro da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. É Investigador do Centro de Estudo de Ciências da Arte e do Património – Francisco de Holanda da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. “Danças de Espada” é o seu primeiro romance.