Astrónomos portugueses juntam-se nos Açores para lançamento nacional de selos temáticos.
Uma conferência sobre as estrelas e uma sessão de observações astronómicas marcam a cerimónia de apresentação dos novos selos dedicados à Astronomia, projecto-chave do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), no dia 8 de Maio, no Observatório da Ribeira Grande, nos Açores.
O Secretário Regional de Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, irá presidir, a partir das 11 horas de sexta-feira, ao lançamento nacional da série de selos “Europa” nos Açores, cerimónia que contará também com a presença de Miguel Avillez, presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), de Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), de Miguel Ferreira, coordenador do AIA2009 na região, de Raúl Moreira, director da Filatelia dos CTT e de António Ventura, director dos CTT na região.
Será ainda organizada nesse dia à noite, pelas 21h30, no Observatório Astronómico da Ribeira Grande, uma palestra sobre astronomia, proferida por Miguel Avillez, docente na Universidade de Évora, e subordinada ao tema “O Espaço Interestelar e a Formação de Estrelas”. Uma sessão de observação nocturna aberta ao público em geral encerra o dia de actividades astronómicas no arquipélago.
Durante o ano de 2007, a Comissão Nacional para o AIA2009 propôs aos CTT – Correios de Portugal a emissão de uma série de selos evocando o Ano Internacional da Astronomia. Dessa colaboração entre os CTT e os representantes do AIA2009 para as Regiões Autónomas, nasceu uma colecção de 3 selos, 3 blocos filatélicos e 3 bilhetes postais ilustrados, sobrescritos e carimbos de primeiro dia (Porto, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada) que ilustra a Astronomia que se faz no continente, nos Açores e na Madeira.
A emissão filatélica “Europa” recorre a fotografias do Observatório Europeu do Sul (ESO) – organização de que Portugal faz parte -, da estação de rastreio de sátelites da ESA (European Space Agency) na Ilha de Santa Maria, do Observatório Astronómico dos Açores, de um telescópio concebido por um aluno da Universidade da Madeira e a imagens astronómicas captadas pelo astrónomo amador Pedro Ré.
O Ano Internacional de Astronomia é uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura. Pretende estimular o interesse a nível mundial não só na ciência astronómica, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens. Em Portugal, a organização do AIA2009 foi assumida pela Sociedade Portuguesa de Astronomia que conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional Ciência Viva, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian.