Lei das Finanças Regionais dos Açores e Madeira em análise

assembleia1Os deputados açorianos da Comissão de Economia estão hoje a estudar e vão emitir parecer sobre a questão da Lei das Finanças Regionais, no sentido de saberem se o arquipélago pode vir a  perder a discriminação positiva com a nova proposta madeirense.

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, nunca aceitou bem as alterações aos cálculos das transferências de verbas do Estado para as Regiões Autónomas, aprovadas pela Assembleia da República em 2007.

Até essa altura, a Madeira sempre tinha recebido mais dinheiro do que os Açores, situação que o Primeiro-Ministro, José Sócrates, alterou, ao definir uma discriminação positiva para o arquipélago açoriano, composto por nove ilhas, dispersas no Atlântico.

Agora que o PS deixou de ter maioria absoluta na Assembleia da República, o PSD/Madeira recuperou uma antiga proposta que visa repôr a anterior Lei das Finanças Regionais.

O Partido Social Democrata da Madeira afirma que o Estado deve indemnizar a Região em 400 milhões de euros.

A proposta em causa vai ser debatida Sexta-Feira na Assembleia da República e poderá ser aprovada com os votos da oposição.

A Comissão de Economia do Parlamento açoriano vai hoje analisar a proposta e tentar perceber até que ponto os Açores serão penalizados com essa alteração.

No entanto, o “Diário Económico” diz que o documento altera, apenas, a parte respeitante à Madeira, deixando salvaguardados os direitos dos Açores.

Mas, não é esse o entendimento de alguns deputados açorianos que já solicitaram pareceres a diferentes economistas para saberem se a Região vai ou não perder com essa reivindicação da Madeira.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here