O líder do PCP nos Açores, Aníbal Pires, salientou que o partido conseguiu alcançar os objetivos que tinha traçado para as eleições autárquicas de domingo, nomeadamente aumentar o número de eleitos e a expressão eleitoral.
“Aumentámos substantivamente o número de votantes e de eleitos em assembleias municipais”, salientou, em declarações à Lusa, acrescentando que os objetivos eleitorais “foram atingidos”.
A CDU aumentou o número de eleitos em assembleias de freguesia de quatro para seis, sendo que na Horta manteve dois deputados, em Vila do Porto passou de um para dois e o mesmo aconteceu em Santa Cruz das Flores.
“O reforço da CDU e a dimensão regional da CDU saem consolidados”, salientou Aníbal Pires, admitindo, ainda assim, que a coligação ficou “muito aquém de eleger vereadores”.
Para o líder regional do PCP, a vitória do PS na maioria das autarquias açorianas resulta da “erosão” dos partidos da maioria no Governo da República.
“Embora os partidos que governam o país tenham tentado afastar a discussão da política nacional, a verdade é que ela produz efeitos negativos”, frisou.
Lusa