O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, afirmou na segunda-feira à noite que seria bom o Governo da República dar “mostras concretas” de que compreende a situação dos portugueses, pagando já o subsídio de férias.
“Talvez seja bom que de uma ou outra vez o Governo dê mostras concretas de que compreende a situação em que os portugueses se encontram e neste caso parece não ter existido essa compreensão”, afirmou Duarte Freitas, durante um discurso na sessão de apresentação da candidatura do social democrata Rui Melo à Câmara de Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel.
Para o dirigente social democrata açoriano “é verdade que as dificuldades económicas e financeiras que o país atravessa em grande parte são herdadas da governação de José Socrates”, advertindo, contudo, que “a culpa socialista não pode servir para que se recuse uma medida benéfica para a nossa economia”.
“O Governo da República tem de perceber que não poderá governar contra as pessoas e muito menos governar com critérios que as pessoas não percebem. É o caso dos subsídios de férias. Depois de vários membros do Governo terem dito que haveria disponibilidade para pagar os subsídios em junho não se compreende que o Governo tenha adiado o pagamento para novembro”, sustentou Duarte Freitas.
Alegando que em causa estaria “um balão de oxigénio económico de que tantos portugueses necessitam”, Duarte Freitas reafirmou não compreender a decisão do Executivo liderado por Passos Coelho.
“Aqui na região damos um bom exemplo. O PSD através das suas câmaras municipais pode assegurar que todos os subsídios de férias estão em processamento. É uma pena que o Governo Regional tenha hesitado, porque poderia ter procedido ao pagamento dos subsídios de férias aos funcionários públicos açorianos também neste mês de junho. Legalmente era possível fazê-lo. Só não o fez porque não quis”, disse Duarte Freitas.
Nos Açores o executivo liderado pelo socialista Vasco Cordeiro já anunciou que os subsídios de férias serão pagos aos funcionários da administração e do setor pública empresarial regional serão pagos em julho.
Também os 19 municípios açorianos já anunciaram o pagamento do subsídio entre junho e julho.
Lusa