A Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19 – 800 29 29 29 foi reforçada, através de uma equipa de psicólogos que presta apoio no âmbito psicossocial.
Criada a 15 de março para prestar informação de caráter não clínico à população, a Linha Açores é de natureza multidisciplinar, sendo constituída, maioritariamente, por técnicos de Serviço Social, psicólogos, assistentes sociais, juízes sociais e sociólogos, entre outros.
A intervenção dos seis psicólogos que integram a equipa pretende, assim, apoiar, ao nível psicossocial, pessoas que se encontrem em situação de quarentena ou isolamento social.
Os técnicos de Serviço Social têm vindo, por seu lado, a apoiar a resolução de problemas, informando a população sobre os seus direitos e deveres.
Esta Linha, criada para informar a população sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia de COVID-19, tem recebido cerca de 500 chamadas diárias, sendo que a maioria diz respeito às áreas do emprego, segurança social e apoios sociais e económicos.
A Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana.
Adicionalmente e para melhor esclarecer a população, foi alargada a oferta de conteúdos da Linha RIAC – 800 500 501 e disponibilizado o site http://covid19.azores.gov.pt e o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt.