Na próxima Sexta Feira será inaugurada em Lisboa a Loja Açores.
Este espaço possui diversas características inovadoras, conciliando a área dedicada ao comércio dos produtos típicos do arquipélago com um posto de turismo e com um balcão de atendimento da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC).
A Loja Açores ocupa uma área total de 183 metros quadrados, com duas montras para o exterior, e fica localizada na Av. Elias Garcia, junto à Avenida da Republica (Campo Pequeno), uma zona de Lisboa servida por rede de autocarros urbanos, metro, comboio (linhas do Norte e do Sul) e apenas a dez minutos do Aeroporto Internacional de Lisboa.
Com este projecto, o Governo dos Açores pretende disponibilizar uma mais valia comercial, principalmente no que diz respeito às cadeias de valor de menor dimensão, criando um local privilegiado para acções de promoção e divulgação dos produtos regionais, exposição e comercialização, onde deverá prevalecer a preocupação de transmitir a boa imagem da Região associada à vasta gama dos seus produtos como são os exemplos dos chás, refrigerantes, águas, conservas, queijos, lacticínios, carnes, flores e artesanato, entre outros.
A variedade de produtos regionais, incluindo os portadores de reconhecimento comunitário DOP ou IGP, poderá, igualmente, ser apresentada e divulgada através de exposições temáticas, complementadas através de vídeos, brochuras e outros elementos promocionais dos Açores e das suas actividades produtivas.
A Loja Açores poderá apresentar-se, também, como uma boa oportunidade para o desenvolvimento de eventos da responsabilidade do Governo ou das empresas da Região servindo, nomeadamente, para a realização de reuniões, debates, seminários, conferências de imprensa, semanas gastronómicas, ou outras iniciativas que contribuam para uma maior notoriedade e visibilidade dos Açores e dos seus produtos.
Além disso, o espaço da Loja Açores garante condições para o funcionamento de um “show room”, habilitado para a realização de degustações e provas dos produtos, criando uma maior interactividade com operadores de mercado e com potenciais consumidores.