Luís Paulo Alves alerta para apoios a “paragens temporárias” para salvaguardar recursos nas pescas

O deputado do PS ao Parlamento Europeu Luís Paulo Alves alertou hoje para a necessidade de serem garantidos, na nova Política Comum de Pescas (PCP), apoios aos pescadores obrigados a “paragens temporárias” da atividade para proteção de recursos.
Tendo em conta a particular importância atribuída pela Comissão Europeia na proposta de revisão da PCP a uma “exploração sustentável de recursos”, importa “salvaguardar os rendimentos dos pescadores face às limitações que essa orientação implica”, declarou o eurodeputado socialista, depois de uma reunião com dirigentes do setor na ilha do Pico.

Em declarações à agência Lusa, Luís Paulo Alves acrescentou que o instrumento financeiro que vai atribuir as ajudas comunitárias ao setor entre 2014 e 2020, o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), terá, na mesma linha, de garantir apoios quer à investigação quer às associações de pescadores

A “gestão de proximidade requerida por uma gestão equilibrada de recursos exige trabalho reforçado de recolha de dados e de adequação da atividade que recomendam a intensificação das ajudas às organizações locais”, referiu.

O eurodeputado socialista defendeu ainda a intensificação dos financiamentos do FEAMP a investimentos em “inovação” que permitam “acrescentar valor” aos produtos da pesca.

“Se o equilíbrio dos ‘stocks’ impe o aumento das capturas importa assegurar ganhos por via da valorização dos produtos”, alegou Luís Paulo Alves, insistindo na especial “fragilidade” dos recursos piscícolas das ilhas.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here