De acordo com o eurodeputado socialista, “foi uma reunião bastante positiva”, a partir da qual prosseguirá o trabalho com o comissário “para concretizar soluções positivas a favor dos Açores”.
Luís Paulo Alves indicou que “o comissário defendeu que se deve manter na UE um sistema que assegure determinada regulação de produção, que não seja um sistema puramente liberal, devendo por isso surgir um novo quadro que, embora mais orientado para o mercado, proteja também os rendimentos dos produtores agrícolas e a estabilidade dos preços alimentares”.
O deputado disse ter defendido na reunião que, na passagem para esse novo quadro, haja a possibilidade de recurso a “medidas específicas, para que todo um sector do qual depende a dinâmica económica, a qualidade ambiental e a beleza paisagística, o modelo social e o ordenamento do território, possa continuar a prosperar nos Açores”.
Já na semana passada, na sua primeira reunião enquanto novo comissário da Agricultura, no dia em que entrou em funções, o comissário Ciolos garantira à eurodeputada social-democrata Céu Patrão Neves que os mecanismos de intervenção no mercado, incluindo do leite, passarão de regra a excepção .