Luís Pimentel e Bruno Pimentel terminaram este sábado a edição de 2017 do Rally Islas Canárias, mantendo a liderança na competição reservada ao Agrupamento de Produção do Campeonato FIA da Europa de Ralis, o FIA ERC, ao volante de um Mitsubishi Lancer Exo X da Calm Competició.
Depois de vários anos de inatividade em ralis, a dupla regressou em grande este ano com a vitória no ERC2 no Azores Airlines Rallye, marcando agora presença nas ilhas Canárias para dilatar a sua liderança.
Para a equipa açoriana, o rali começou tal como esperavam, “sabendo que o tempo de paragem iria ditar a regra para o primeiro conjunto de provas especiais”. Começaram por ser os terceiros mais rápidos na primeira e segunda prova especial, perdendo algum tempo com a caixa de velocidades do Evo X a começar a falhar na terceira prova especial, San Mateo 2, e na quinta prova especial de classificação, Mirador de Artenada, ficaram apenas com a quinta velocidade, sendo impossível continuar dessa forma e daí a decisão de abandonar. Ainda assim, os quinze minutos adicionados ao tempo acumulado pela equipa açoriano iriam condicionar o resto do rali.
No ultimo dia de prova Luís e o Bruno começaram de forma cautelosa para ter a certeza que o problema da caixa de velocidades estava realmente ultrapassado. Com nada a perder para a tarde, a equipa decidiu forçar o ritmo e terminou as especiais com o terceiro melhor tempo entre os concorrentes ao ERC2.
A contar com a pontuação dos Açores e agora, com as das ilhas Canárias, Luís Pimentel e Bruno Pimentel mantêm a liderança na tabela de classificação do ERC2.
“Foi um grande rali, muito duro, mas um grande rali e uma árdua tarefa a completar. Sentimos que tudo ia pelo cano abaixo quando a caixa de velocidades do nosso carro começou a falhar, mas os nossos mecânicos substituíram a mesma no final do primeiro dia e depois das primeiras três provas especiais de sábado, começamos a ganhar novamente confiança com o carro. Desde essa altura e uma vez que recomeçamos em Rali 2, seria quase impossível tentar outro resultado que não o alcançado, pelo que estamos muito contentes por termos conseguido terminar e levar os nossos patrocinadores até à cerimónia de pódio” disse Luís Pimentel.
“Felizmente e graças ao esforço da nossa equipa e dos nossos patrocinadores, conseguimos manter-nos na liderança da classificação do ERC2 desta temporada e agora estamos a apontar a continuação do nosso programa desportivo e ir à Grécia para defendermos o nosso resultado. A procura por apoios para irmos à Grécia começa já esta segunda feira”, conclui o piloto.
O Campeonato FIA da Europa de Ralis continua na Grécia, com o Seajets Acropolis Rally, que acontece entre 2 e 4 de junho.
A equipa açoriana é apoiada pela Azores Airlines, pelo Turismo dos Açores, pela Let’s Rent-a-Car e pela LP Academy.
Açores 24Horas / NI / Foto: Mário Pereira/DecoRacing