O projecto madeirense teve por base os resultados de um programa de cooperação Civitas, que ajuda as cidades a construírem um sistema de transportes urbanos mais sustentável, limpo e energeticamente eficiente.
O gestor do projeto, Cláudio Mantero, afirmou que um prémio europeu deste nível “é recebido pelo Funchal com orgulho, frisando que “poderá desencadear novos projectos e ideias que podem ajudar o desenvolvimento urbano e regional”.
Salientou ainda esperar que o “prémio tenha também o efeito positivo de mostrar a cidadãos, políticos e outras partes interessadas que somos capazes de atingir resultados relevantes em regiões como a Madeira.”
Os resultados do projecto são já visíveis, de acordo com o responsável, pois “os custos operacionais diminuíram, as taxas de satisfação aumentaram e verificou-se um acréscimo significativo no número de utentes com mobilidade reduzida”.
A empresa de transportes públicos Horários do Funchal tem melhorarado o nível dos serviços, bem como a eficiência do sistema de transporte mediante a adopção de várias medidas, incluindo a criação de um centro de controlo e a aquisição de novos mini-buses respeitadores do ambiente, que irão servir zonas que, até agora, eram de difícil acesso.
O segundo vencedor português foi açoriano, com uma fotografia selecionada mediante uma votação pública que angariou mais de 3.400 votos, utilizada para promover o projecto “Requalificação do Farol dos Capelinhos – Centro de Interpretação”.
A fotografia mostra o interior do farol, que se localiza perto do vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial, no arquipélago dos Açores.
O projeto tinha por objetivo transformar o local numa atração turística sustentável de interesse histórico e ambiental. O centro de visitantes fornece informações sobre a actividade vulcânica da ilha, a formação do arquipélago e as várias fases da vida do farol, desde a sua construção em 1903 até à presente data, incluindo a erupção vulcânica de 1957/58.
A fotografia tem sido utilizada em anúncios publicitários, artigos e cartazes com o slogan “Uma nova geração de equipamentos públicos apoiada pela União Europeia”.
Os prémios RegioStars estão instituídos desde 2008.