Maioria das empresas da Terceira, S. Jorge e Graciosa estão em dificuldades económicas

Um inquérito promovido pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) indica que cerca de 70 por cento das empresas das ilhas Terceira, S. Jorge e Graciosa, nos Açores, estão numa situação “má” ou “muito má”.

Num comentário a estes resultados, Sandro Paim, presidente da CCAH, disse à Lusa que a evolução de 2011 para 2012 foi “surpreendente”, tendo em conta que, no ano passado, mais de metade das empresas se consideravam em situação normal e 17 por cento diziam estar em boa situação.

Os dados do inquérito realizado a 47 empresários das três ilhas abrangidas pela CCAH indicam que as justificações para a má situação das empresas estão relacionadas com a retração do consumo (20 por cento), a crise económica e a dificuldade de acesso ao crédito (17 por cento) e a economia paralela (16 por cento), sendo que a primeira se acentuou mais desde 2011.

A maioria dos empresários (94 por cento) avaliou a conjuntura económica regional como sendo ‘má’ ou ‘muito má’ e 85 por cento prevêm para 2012 um volume de negócios inferior ao do ano passado.

Nesse sentido, metade dos inquiridos prevê reduzir as contratações, 35 por cento admitem despedimentos e 24 por cento podem vir a cortar nos salários.

O presidente da CCAH frisou, no entanto, que o inquérito foi realizado antes de serem apresentadas pelo executivo regional algumas medidas conjunturais, que considerou “importantes para mitigar o aumento do desemprego”.

Nesse sentido, recordou que a CCAH promove quarta-feira uma sessão de esclarecimento sobre as linhas de apoio às empresas e sobre o Programa para Promoção do Emprego e Competitividade, que contará com a presença de Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional.

Sandro Paim salientou ainda os “avanços” registados a nível nacional e europeu, destacando a diminuição de exigências da ‘troika’ relativamente aos rácios da banca, as medidas de apoio do BCE e a injeção de 12 mil milhões de euros na banca nacional

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here