Mais de 100 pessoas soterradas nos escombros de um edifício após sismo em Taiwan

Equipas de busca e salvamento estão a tentar resgatar mais de 100 pessoas que estão debaixo de um edifício que colapsou na cidade de Tainan, no sul de Taiwan, depois de um sismo de magnitude 6,4.

A Formosa TV adiantou que existem cerca de 150 pessoas nos escombros de edifício, com 16 pisos, ouvindo-se gritos e pedidos de ajuda.

Fontes oficiais disseram que já tinham sido salvas 69 pessoas, mas que não podiam confirmar quantas estavam retidas nos escombros.

Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas de outro edifício residencial, com sete pisos, que colapsou, sem registo de qualquer vítima.

“Quatro edifícios colapsaram na área da cidade de Tainan. Estão em curso operações de busca e salvamento e não há notícias de vítimas”, disse o porta-voz da Agência Nacional de Bombeiros, Lin Kuan-cheng, à agência noticiosa AFP.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, ao início de sábado (cerca das 20:00 de sexta-feira de Lisboa), a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

A magnitude do sismo foi incialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades corrigiram para 6,4.

Taiwan está próxima de duas placas tectónica e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here