Mais de 20 novos casos de SIDA por ano nos Açores

sida“Nos últimos três anos, tivemos mais de 20 novos casos por ano de infecção por VIH. Creio que este ano vamos passar este número, porque actualmente já estamos acima da dezena “, afirmou Melo Mota, director da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital do Divino Espírito, em declarações à Lusa.

O especialista, que falava à margem de uma palestra sobre ‘Prevalência e importância de doenças sexualmente transmissíveis em S. Miguel’, revelou que o Hospital de Ponta Delgada recebeu 132 doentes com SIDA nas consultas desde 2000, dos quais 12 vieram a morrer.

 

Melo Mota alertou ainda para “um grande aumento” registado ultimamente nos casos de Hepatite C, uma doença crónica do fígado, mas assintomática, já que a maior parte dos doentes não apresenta sintomas.

“Ao nível de Hepatite C temos registado um grande aumento de internamentos e de situações agudas desta doença”, especialmente em determinadas épocas do ano, referiu, embora sem avançar com números.

Segundo o médico, muitos dos doentes infectados com SIDA também têm Hepatite C.

Pelo contrário, acrescentou, ao nível da Hepatite B, que já dispõe de vacinação, “tem descido o número de casos, quer nos internamentos, quer nas situações agudas”.

 

Melo Mota defendeu que, na maior parte dos casos, o problema não é a falta de informação sobre as doenças infecciosas, mas uma atitude de desleixo das pessoas.

“Acho que ainda é o velho pensamento de que tudo acontece só aos outros”, afirmou o especialista, que chamou a atenção para a necessidade de se reconhecer os sinais de alerta, já que a detecção precoce é fundamental para o tratamento.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here