Mais de oito mil doentes em listas de espera para cirurgia nos Açores, denuncia PSD

Existem mais de oito mil doentes açorianos em listas de espera nas áreas cirúrgicas, nos três hospitais do arquipélago, denunciou hoje o deputado do PSD à Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Maurício.
Falando durante a apresentação de uma declaração política no plenário do Parlamento dos Açores, reunido na cidade da Horta, o deputado lamentou que o Governo Regional não tenha conseguido dar resposta a estas pacientes.
“Bem perto de oito mil doentes aguardam em lista de espera [nas áreas cirúrgicas], sendo que a 31 de dezembro de 2012, 6.098 se encontravam no Hospital de Ponta Delgada, dos quais mais de 900 esperavam há mais de dois anos”, revelou.
No seu entender, “não é admissível” que a Região não consiga dar resposta “a quem espera por uma cirurgia a cataratas desde 2004” ou a uma “prótese da anca ou do joelho há mais de três anos”.
Para os social-democratas, estas esperas prolongadas “ultrapassam” tudo aquilo que é “humanamente aceitável” e “clinicamente expetável” e revelam que o Governo Regional “não tem uma estratégia” para combater este problema.
Na ausência do secretário regional da Saúde no Parlamento dos Açores, coube a Ricardo Cabral, deputado do PS, fazer a defesa das políticas de Saúde do executivo socialista.
Ricardo Cabral reconheceu que as listas de espera “são um problema na região, como na Europa e em todo o mundo”, mas lembrou que o Governo “tem feito um grande esforço para combater este problema”.
Segundo explicou, o programa de recuperação de listas de espera implementado pelo executivo regional já permitiu realizar, entre 2007 e 2011, quase 2.200 cirurgias, número que considerou ser comprovativo do empenho da Região na melhoria do acesso aos cuidados de saúde.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here