Mais de três mil açorianos estão, actualmente, inscritos na Rede Valorizar, um serviço público criado pelo Governo dos Açores que visa, entre outros, assegurar a todos os cidadãos residentes na Região, com idade igual ou superior a 18 anos, uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico, secundário e ou profissional, reduzindo, assim, o défice de qualificação da população activa e elevando os níveis de certificação da população adulta.
A Rede Valorizar constitui-se, ainda, como um estímulo e um apoio a todos os adultos à procura de valorização profissional, permitindo o reconhecimento das competências adquiridas ao longo do seu percurso pessoal e profissional.
Com este serviço, está, ainda, a ser efectuado um balanço de competências aos desempregados encaminhados pelos serviços de emprego ou aos trabalhadores de empresas que tenham aderido à Rede Valorizar, a fim de encaminhar os cidadãos para respostas formativas adequadas às suas necessidades e perfis e desenvolver competências que favoreçam a sua integração e reintegração no mercado de trabalho, aumentando a sua empregabilidade e progressão na carreira.
Esta Rede funciona a partir de três pólos: em Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, deslocando-se às restantes ilhas do arquipélago diversas equipas móveis de certificação.
Através desta iniciativa, o Executivo açoriano cumpre, assim, um dos pontos do programa do Governo: a valorização dos açorianos pelo reconhecimento e validação das suas competências e profissionalismo, e dá mais um passo na criação de estruturas destinadas à qualificação dos açorianos.
Além de uma maior empregabilidade, o reconhecimento de competências permitirá, uma maior aproximação aos parâmetros do profissionalismo europeu e uma maior qualificação do nosso tecido empresarial.