Mais empresas a aderir ao projecto de eficiência energética

O presidente da Câmara da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, apelou a que mais empresas deste concelho da ilha Terceira, nos Açores, aderiram ao projecto de eficiência energética, que permite poupar até 50 por cento do consumo anual.
“Qualquer nova cultura leva tempo a ser implementada porque exige mudanças de hábitos e esta da eficiência energética não foge à regra”, afirmou o autarca numa conferência de imprensa para apresentar os resultados do diagnóstico energético às empresas do concelho, frisando que algumas empresas já “comprovaram o benefício através de pequenos investimentos”.

Roberto Monteiro salientou que foi realizada “uma experiência com três empresas nas áreas das grandes superfícies, dos serviços de saúde e da restauração e bebidas”, frisando que os resultados apurados ao fim de um ano, na sequência das correcções propostas por uma empresa da especialidade, revelam que a grande superfície poupou mais de 11 mil euros, enquanto a clínica médica e o restaurante pouparam mais de cinco mil euros cada um.

“A auditoria energética procurou conhecer onde, quando e como a energia é utilizada, apurou a eficiência dos equipamentos, descobriu as deficiências e apresentou as soluções”, frisou Miguel Pontes, técnico da empresa especializada, salientando que “bastam por vezes pequenas alterações” para se conseguirem poupanças.

Miguel Pontes chamou a atenção para o facto de “a racionalização dos custos energéticos começar pela utilização do máximo de luz solar possível, mais janelas e clarabóias e redução do ar condicionado, em favor do ar esforçado”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here