Mapeamento de zonas para Aquicultura é “importante instrumento” para o setor na Região

cracasA Fundação Gaspar Frutuoso e a Universidade dos Açores vão em parceria realizar o mapeamento das zonas com potencial para instalar unidades de Aquicultura no arquipélago.

Este mapeamento vai fornecer ao Governo Regional um importante instrumento de apoio à decisão no licenciamento de atividades e no ordenamento do espaço marítimo, sustentou esta terça-feira o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

Para Fausto Brito e Abreu ” a Aquicultura tem um grande interesse estratégico para os Açores como atividade económica com potencial de crescimento e pode constituir uma nova fonte de receitas” para a fileira da pesca nos Açores, afirmou, defendendo o interesse de se avaliar a possibilidade de criar espécies endémicas dos Açores em sistemas de aquicultura, considerando que “o potencial de investigação científica nesta área é também muito interessante, para além das mais valias económicas”.

Desde 2007, já foram apoiados nos Açores uma dezena de projetos na área da Aquicultura, em espécies como as cracas, as lapas e os ouriços-do-mar, maioritariamente nas ilhas do Faial e S. Jorge, envolvendo um investimento global de 310 mil euros.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here