Tem lugar no próximo sábado, 16 de março, a segunda edição do Trilho dos 10 Vulcões, inserida nas comemorações do 41.º aniversário da Caldeira do Faial como Reserva Natural.
A prova, com cerca de 20 quilómetros, terá inicio pelas 9h30 no Miradouro da Caldeira, terminando no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.
Esta reserva, a mais antiga dos Açores, é um elemento estruturante na conservação da biodiversidade e geodiversidade, sendo um ponto de referência na visitação do Parque Natural do Faial. Os valores presentes nesta reserva são reconhecidos internacionalmente por diversas classificações, nomeadamente a Rede Natura 2000, RAMSAR e Prémio EDEN.
A Reserva Natural da Caldeira do Faial, criada com o objetivo de conservar um conjunto de valores naturais através do controlo dos acessos e da manutenção de regras de comportamento, foi reclassificada em 1882 e posteriormente integrada no Parque Natural do Faial.
O Trilho dos 10 Vulcões, onde decorrerá esta prova, associa três trilhos, nomeadamente o do Perímetro da Caldeira, o da Levada e do Capelo-Capelinhos, que integram o Parque Natural do Faial. Neste trilho, pode-se descobrir uma grande parte da flora endémica dos Açores, desde exemplares de altitude, passando pelos de média altitude e também por espécies características de ravinas e locais abrigados, podendo também ser observadas e escutadas diversas aves, muitas delas subespécies endémicas. Além dos valores de biodiversidade, percorre-se uma série de formações geológicas, desde a grande cratera de subsidência da caldeira ao mais recente pedaço de terra do território nacional, os Capelinhos, passando por um conjunto impressionante de cones vulcânicos, escoadas lávicas e depósitos de materiais piroclásticos de diversas idades.
Esta é uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, entidade que tutela os Parques Naturais dos Açores.