“Maratona Trilho dos 10 Vulcões” comemora 41 Anos da Caldeira como Reserva Natural

Tem lugar no próximo sábado, 16 de março, a segunda edição do Trilho dos 10 Vulcões, inserida nas comemorações do 41.º aniversário da Caldeira do Faial como Reserva Natural.

A prova, com cerca de 20 quilómetros, terá inicio pelas 9h30 no Miradouro da Caldeira, terminando no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

Esta reserva, a mais antiga dos Açores, é um elemento estruturante na conservação da biodiversidade e geodiversidade, sendo um ponto de referência na visitação do Parque Natural do Faial. Os valores presentes nesta reserva são reconhecidos internacionalmente por diversas classificações, nomeadamente a Rede Natura 2000, RAMSAR e Prémio EDEN.

A Reserva Natural da Caldeira do Faial, criada com o objetivo de conservar um conjunto de valores naturais através do controlo dos acessos e da manutenção de regras de comportamento, foi reclassificada em 1882 e posteriormente integrada no Parque Natural do Faial.

O Trilho dos 10 Vulcões, onde decorrerá esta prova, associa três trilhos, nomeadamente o do Perímetro da Caldeira, o da Levada e do Capelo-Capelinhos, que integram o Parque Natural do Faial. Neste trilho, pode-se descobrir uma grande parte da flora endémica dos Açores, desde exemplares de altitude, passando pelos de média altitude e também por espécies características de ravinas e locais abrigados, podendo também ser observadas e escutadas diversas aves, muitas delas subespécies endémicas.  Além dos valores de biodiversidade, percorre-se uma série de formações geológicas, desde a grande cratera de subsidência da caldeira ao mais recente pedaço de terra do território nacional, os Capelinhos, passando por um conjunto impressionante de cones vulcânicos, escoadas lávicas e depósitos de materiais piroclásticos de diversas idades. 

Esta é uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, entidade que tutela os Parques Naturais dos Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here