Marcelo destaca importância dos Açores e defende reforço da relação Portugal-EUA

marcelo-foto-lusaO Presidente da República destacou hoje a importância dos Açores como “primeira porta para a Europa”, afirmando que “a geografia não muda”, e defendeu um reforço da relação entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Marcelo Rebelo de Sousa falava numa conferência intitulada “Portugal e os Estados Unidos da América: Parceiros num Mundo em Mudança”, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, na presença do embaixador norte-americano em Lisboa, Robert Sherman.

“Vale a pena notar que, qualquer que seja o rumo que o mundo leve, a geografia não muda. O Oceano Atlântico vai continuar a ligar os Estados Unidos da América à Europa e os Açores serão sempre a primeira porta para a Europa no Atlântico Norte”, declarou.

O chefe de Estado salientou que “Portugal foi um dos primeiros Estados europeus a reconhecer a independência dos Estados Unidos” e referiu-se aos dois países como “parceiros e aliados que nunca, mas nunca, devem esquecer que o são, seja em tempos de maior paz e calma, seja em tempos de desafios maiores”.

“Cabe aos decisores políticos transformar o que nos uniu em ações concretas e tornar realidade o que ainda é apenas visto como potencial. Cabe aos decisores políticos não se contentarem com o que temos e ambicionar mais desta ótima relação, para benefício mútuo dos nossos países, dos nossos povos”, defendeu.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here