Marcelo encontrou-se com velhos baleeiros nas Lajes do Pico

botes-baleeirosO Presidente da República encontrou-se hoje, nas Lajes do Pico, com velhos baleeiros açorianos, que até aos anos 1980 caçaram cachalotes, nas águas dos Açores, em pequenos botes, de arpão na mão.

Este encontro aconteceu no Museu dos Baleeiros, que Marcelo Rebelo de Sousa visitou ao final do dia, e onde assistiu a um filme de 1969 sobre a história desta caça artesanal na ilha do Pico, que o deixou impressionado. “Sensacional”, comentou.

Manuel, Eduardo, António José, Almerindo e Fernando foram alguns dos antigos baleeiros que o chefe de Estado conheceu, e com quem tirou fotos, junto aos respetivos retratos, a preto e branco, que faziam parte da exposição “Rostos de Sal”, do fotógrafo alemão Kai-Uwe Franz.

“São grandes fotografias”, elogiou Marcelo Rebelo de Sousa.

À conversa com Fernando Vieira, já com 81 anos, o Presidente da República perguntou-lhe “o que é que sentia quando lançava”, ao que o antigo baleeiro respondeu: “Prazer”.

“A sério? E medo?”, inquiriu o Presidente. “Medo havia, mas tinha de ser”, respondeu Fernando, que durante mais de três décadas participou na baleação, atividade proibida nos anos 1980.

O chefe de Estado quis ainda saber se Fernando “acertava, normalmente”, quando lançava o arpão aos cachalotes. “Graças a Deus, sim”, disse o homem.

Junto ao retrato de Almerindo, Marcelo Rebelo de Sousa destacou o grande bigode que o baleeiro tinha, e que ainda se mantém, mas mais curto: “Ficava melhor assim”, considerou.

Almerindo explicou-lhe que é a mulher quem lhe apara o bigode, e então o Presidente aconselhou: “Tem de lhe dizer que está a cortar-lhe a mais o bigode. Não pode ser. Há coisas em que um homem não pode ceder à mulher, e o bigode é uma delas”.

A ilha do Pico foi a quarta visitada pelo chefe de Estado, que está nos Açores desde quinta-feira, para visitar, em seis dias, sete das nove ilhas do arquipélago – Corvo, Flores, Terceira, Pico, Graciosa, Faial e São Jorge, por esta ordem – e todos os seus doze concelhos.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here