Marcelo Rebelo de Sousa distinguido com Chave de Honra do Município de Ponta Delgada

Foto de Arquivo A24

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu este sábado o mais elevado símbolo honorífico da autarquia de Ponta Delgada – a Chave de Honra do Município.

Numa cerimónia solene que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, entregou este símbolo ao Presidente da República por este evidenciar “exemplar relação, institucional e pessoal, com a Região autónoma dos Açores e, em especial, com o Município de Ponta Delgada”.
“Pelos atos se justificam os merecimentos. Pelos símbolos se expressam o
reconhecimento e a gratidão”, afirmou José Manuel Bolieiro congratulou-se com a escolha, “oportuna, que mobilizou vontades e gerou entusiasmo”, de Ponta Delgada para ser palco da comemoração nacional do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma data que acontece também “na alma de todos os portugueses, nos quatro cantos do mundo, na nossa diáspora”.
“Assim se eleva a nossa cidade a capital da Nação, e Ponta Delgada está orgulhosa
desse facto e grata ao inesquecível gesto do Presidente de todos os Portugueses”, mas
também convencida do “acerto da escolha do Presidente da República e do nosso
merecimento político, histórico e cultural”, expressou o edil perante uma plateia
composta pelos eleitos locais do município e das vinte e quatro freguesias do
concelho e com a presença dos órgãos de governo próprio dos Açores.

Num discurso em que deixou “falar o coração”, o Presidente da República lembrou
momentos diversos das suas vivências em Ponta Delgada, afirmando que “antes mesmo de receber a Chave de Honra do Município já me considerava dos vossos. Era vosso aliado incondicional, numa aliança que vem das afinidades afetivas e que uma vez criada dura até ao fim da vida”, disse.

Receber a Chave da Cidade, “é uma honra para o cidadão Marcelo Rebelo de Sousa e para o Presidente da República” afirmou o supremo responsável da República, declarando que a celebração do 10 de Junho nos Açores é “uma homenagem que Portugal presta a Ponta Delgada e, através desta, aos Açores e a todos os açorianos”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here