Marcelo vai reconduzir representantes da República dos Açores e da Madeira

Marcelo Rebelo de Sousa, depois de tomar posse como Presidente da República, vai formalizar a nomeação dos representantes da República nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, reconduzindo Pedro Catarino e Ireneu Cabral Barreto.

Segundo um comunicado enviado pelo gabinete de Marcelo Rebelo de Sousa à agência Lusa, o Presidente da República eleito vai proceder, a 09 de março, dia da tomada de posse, “nos trâmites constitucionais exigidos, à formalização da nomeação dos representantes da República nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”, mantendo nos cargos, respetivamente Pedro Catarino e Ireneu Cabral Barreto.

Segundo o artigo 203.º da Constituição, “para cada uma das regiões autónomas há um Representante da República, nomeado e exonerado pelo Presidente da República ouvido o Governo”.

De acordo com o texto constitucional, salvo o caso de exoneração, o mandato do Representante da República tem a duração do mandato do Presidente da República e termina com a posse do novo Representante da República.

Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se hoje ao final do dia com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Queluz.

Na quinta-feira, o chefe de Estado, Cavaco Silva, homenageou os representantes da República para as regiões autónomas, sublinhando que a extinção deste cargo só pode ser defendida por desconhecimento das suas funções e competências, porque tal seria “extremamente gravoso”.

“Só o desconhecimento do papel e das competências dos representantes da República para as regiões autónomas pode levar alguém a defender a extinção deste cargo constitucional”, afirmou então o chefe de Estado, antes de condecorar o representante da República para a região autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto.

O Presidente da República fez ainda referência aos “altos serviços prestados ao país” pelo representante da República para os Açores, Pedro Catarino, já anteriormente condecorado.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here