Arrancou ontem em S. Miguel, nas margens da Lagoa das Furnas, junto ao Centro de Monitorização e Investigação, o IV Furnas WoodCarving com motosserra, que decorre até domingo, e conta com a participação do antigo campeão desta modalidade, Emmanuel Courtot.
O Furnas WoodCarving já é uma referência no programa de atividades do Parque Natural de São Miguel e tem vindo a atrair mais residentes e turistas aos trilhos envolventes da Lagoa das Furnas, onde, a par de outras peças realizadas nos Festivais de Vimes das Furnas, a exposição de esculturas em madeira criou novos pontos de interesse na paisagem
. As esculturas realizadas nas edições anteriores incluem vários animais que ocorrem com alguma frequência na Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, entre os quais o Furão (Mustela putorius furo), Mocho (Asio otus), Garajau com Carpa (Sterna hirundo e Cyprinus carpio), Estrelinha e Ouriço Caixeiro (Regulus regulus azoricus e Erinaceus europaeus), Rã (Rana perezi), Libélula (Anax imperato), Escaravelho Endémico (Crotchiella brachyptera) e o Tritão-de-crista (Triturus cristatus carnifex).
Nas anteriores edições foram também realizadas esculturas como o Lobito, destinada a celebrar a parceria entre o Laboratório de Paisagem das Furnas – FurnasLandLab e o Agrupamento de Escuteiros das Furnas.
A entrada é livre, podendo os visitantes assistir diariamente, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, à transformação da madeira de árvores mortas ou de espécies invasoras em obras de arte.