O Salão Multiusos da Junta de Freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, recebe de hoje até ao próximo dia 22 de Dezembro, a exposição de pintura “Olhares Canil Ponta Delgada” e ” Sentimentos”, de Maria Cabral.
Nesta que é a sua primeira mostra pública, a artista revela a outra face do abandono animal, manifestando esta inquietude em várias telas pintadas a óleo, marcante na forma em que expressa o olhar de cães que cuidou, enquanto voluntária e trabalhadora no Canil Municipal de Ponta Delgada, e a quem carinhosamente trata pelo nome, focando-se no ponto convergente da história de todos eles – o abandono.
A voz de Maria embarga quando recorda o sofrimento que estes animais manifestam ao ser abandonados, um semblante carregado de tristeza e angustia que a artista não consegue esquecer, e que se funde com o seu próprio estado de alma, também retratado nas telas de “sentimentos”.
Maria Cabral pinta desde 2006, de forma quase autodidacta, tendo dado as primeiras “pinceladas” sob a orientação do artista açoriano Martim Cymbron, quando por algum tempo trabalhou na sua residência. O resto perfeiçoou pintando.
Em 2017, depois de diagnosticada uma depressão, Maria Cabral libertou os seus fantasmas através da pintura, retratando o que a inquietava, revendo-se nos olhos sem alma dos cães que pintava e nas asas de anjos que anseiam um novo rumo, um recomeço.
“Olhares Canil Ponta Delgada” e ” Sentimentos”, de Maria Cabral, pode ser visitada até ao próximo dia 22 de Dezembro, das 18h ás 22h.
Açores 24Horas / SM