Maria do Céu Patrão Neves substitui Duarte Freitas na lista do PSD para o Parlamento Europeu

maria-ceu-patrao-nevesDuarte Freitas, actual eurodeputado do PSD, não se recandidata e é substituido na lista social democrata por Maria do Céu Patrão Neves, professora da Universidade dos Açores.

 

Argumentando com a necessidade de cumprir as quotas destinadas a mulheres, a direcção nacional do PSD queria colocar Duarte Freitas em décimo lugar na lista, uma posição de dificil eleição.
O eurodeputado, que foi considerado um dos mais produtivos eurodeputados portugueses, rejeitou a argumentação da direcção de Manuela Ferreira Leite e acabou por ser subsittuído por uma mulher, Maria do Céu Patrão Neves, que vai em sexto lugar na lista.
A docente universitária é consultora do Presidente da República, Cavaco Silva.

 
Segunda Feira, a líder regional do PSD, Berta Cabral, considerou que a inclusão da representante dos Açores em sexto lugar na lista social democrata, à frente do PSD da Madeira, foi uma vitória.

 

A presidente do PSD/Açores explicou que, “em nome do princípio da renovação e em cumprimento da lei da Paridade”, o actual deputado europeu Duarte Freitas “seria remetido para um lugar de elegibilidade incerta”.

“Isso seria injusto para Duarte Freitas, que está a desenvolver um excelente trabalho no Parlamento Europeu, mas, sobretudo, seria arriscado para os Açores, que precisam de manter um deputado açoriano do PSD em Bruxelas”.

 

A líder social-democrata acrescentou que Maria do Céu Patrão Neves é uma personalidade “notável e de reconhecida competência”.

“Pela mão do PSD, será a primeira mulher dos Açores no Parlamento Europeu”, afirmou.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here