O Clube Naval da Horta e a Portos dos Açores, S.A. promovem hoje, dia 8 de junho, a regata comemorativa do 27.º aniversário da Marina da Horta, prova de vela de cruzeiro – integrada no campeonato da ilha do Faial daquela modalidade – que este ano comporta especiais preocupações de natureza ambiental.
Na realidade, esta competição de vela insere-se nas atividades de sensibilização para a conservação na natureza e respeito pelo meio ambiente a que está sujeito anualmente o porto de recreio náutico da Horta por via da sua candidatura à Bandeira Azul da Europa, passando este galardão agora a integrar, até, a denominação da prova – “Regata do Aniversário da Marina da Horta / Bandeira Azul”.
No âmbito desta comemoração foi realizada na passada quinta-feira, dia 6, uma ação concreta, pró-ativa, de contributo para um melhor ambiente e de corresponsabilização dos patrões das embarcações participantes e seus tripulantes ao nível da conservação da natureza, consubstanciada na plantação de um exemplar de espécie endémica da flora açoriana, na própria marina faialense, sob orientação do Parque Natural do Faial.
A largada da «Regata do 27.º Aniversário da Marina da Horta / Bandeira Azul», está agendada para as 14horas, e é aberta a todas as classes de veleiros, nacionais e estrangeiros, desenvolvendo-se no canal Faial/Pico, com um traçado que terá um perímetro estimado em cerca de 6 milhas náuticas, embora o percurso possa ser ajustado na altura da largada, em função das condições de vento.
A competição é já habitual no calendário de provas de vela de cruzeiro na ilha do Faial e assinala o aniversário daquele que se afirmou no último quartel do século XX como um dos principais portos de recreio náutico para a vela oceânica do Oceano Atlântico Norte e, mesmo, de todo o mundo.
A marina da Horta, presentemente com 300 postos de amarração, foi inaugurada a 3 de Junho de 1986, tendo sido ampliada em 2001/2002, mas em dia de aniversário de 2013 via a sua capacidade completamente saturada, verificando-se a presença, ao longo de toda a última semana, de cerca de duas dezenas de embarcações ancoradas no interior da baía faialense, por falta de espaço para acostagem nos pontões e fingers das duas bacias do porto de recreio náutico local.
Desde há 27 anos e até ao final de 2012, a marina da Horta registou a entrada de um total de 29255 embarcações (só o ano passado foram 1169), as quais transportaram 112311 tripulantes, das mais variadas nacionalidades, com especial destaque para os velejadores e navegadores franceses e britânicos. No corrente ano e até 6 de junho haviam escalado a afamada marina da cidade da Horta 494 embarcações de recreio, que transportavam a bordo 2699 “aventureiros”.