Mário Mesquita, administrador da Fundação Luso-Americana (FLAD), foi homenageado por iniciativa da Luso-American Education Foundation, pelo trabalho que tem desenvolvido na FLAD, no âmbito da promoção e defesa da língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos e junto das comunidades luso-americanas.
A homenagem teve lugar por ocasião do 37º Congresso Anual da Luso-American Education Foundation, que decorreu no final de Março, na Universidade da Califórnia em Stanislaus, em Turlock, sendo este ano dedicado ao tema “Bridging the world through languages and cultures” (“Interligando o Mundo Através de Línguas e Culturas”).
Como forma de assinalar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos seis anos enquanto administrador da FLAD, a homenagem a Mário Mesquita resulta da sua intervenção e iniciativa com vista à promoção da cultura portuguesa e, em especial, açoriana, de modo a manter vivos os laços no seio das comunidades luso-americanas em diversas zonas dos EUA.
Foram igualmente distinguidos pela Luso-American Education Foundation, pelo seu contributo para a cultura portuguesa, Elmano Costa, Professor da California State University em Stanislaus, e, a título póstumo, Estevão Jesus Matos, pela sua atividade filantrópica.
A Luso-American Education Foundation comemora este ano o 50º aniversário e o seu Congresso Anual é o principal fórum sobre o ensino da Língua e da Cultura Portuguesas na Costa Oeste dos Estados Unidos.
Ainda no contexto do 37º Congresso da Luso-American Education Foundation, teve lugar uma sessão de apresentação da mais recente publicação da FLAD, sobre a família Dabney, intitulada “The Dabneys – A Bostonian Family in the Azores (1806-1871)”, um projeto desenvolvido por Mário Mesquita e coordenado por Maria Filomena Mónica e Paulo Silveira e Sousa.