A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou que o 44.º Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que se realiza em São Miguel, entre 21 e 25 de novembro, é mais uma aposta na atenuação da sazonalidade” e evidencia que os Açores são “um destino capaz de satisfazer as expetativas dos visitantes em qualquer altura do ano, com propostas adequadas e assertivas”.
“A realização deste evento nos Açores constituirá, assim, um momento muito importante de promoção, atendendo ao perfil da grande maioria dos participantes, concretamente, agentes de viagem que promovem e comercializam potenciais destinos”, afirmou Marta Guerreiro, que falava quarta-feira, em Lisboa, na apresentação do congresso.
A titular da pasta do Turismo frisou que o mercado nacional “representou, em 2017, 41% do total de dormidas na Região, tendo registado um crescimento de 19%”, acrescentando que “foi praticamente atingida a cifra de um milhão de dormidas de turistas nacionais”.
“É, de longe, o maior mercado turístico nos Açores”, assegurou Marta Guerreiro, adiantando que, se for considerada apenas a hotelaria tradicional, “o peso do mercado português, em 2017, é ainda superior (51%), o que ilustra bem a importância que os canais de venda de tour operação e agências de viagem portuguesas têm no sucesso turístico do destino”.
A Secretária Regional salientou ainda que a escolha dos Açores como palco deste “importante e reconhecido congresso”, demonstra que o arquipélago é, cada vez mais, considerado “como um local privilegiado para o chamado Turismo de Eventos, no qual nos interessa, e muito, investir”.
“Não temos dúvidas da capacidade dos agentes locais na organização de eventos ‘Meeting Industry’ e, de facto, este será mais um momento para o provarmos”, frisou Marta Guerreiro, mencionando ainda a “capacidade evolutiva do Destino, tendo em conta que o último Congresso da APAVT realizado nos Açores teve lugar há cinco anos e, desde então, o setor assume uma identidade turística cada vez mais fortalecida”.
Marta Guerreiro adiantou que se espera que o 44.º Congresso da APAVT traga à Região cerca de 500 agentes de viagens e operadores turísticos, “representando mais um momento de partilha ‘in loco’ de todas as potencialidades que temos disponíveis para quem nos visita com os nossos principais promotores”.