A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje o trabalho conjunto entre o Governo dos Açores e todos os municípios da Região, através de “uma estreita colaboração” que permitirá fomentar e divulgar a mobilidade elétrica, para que “passe a ser uma realidade efetiva na vida de todos os Açorianos”.
Marta Guerreiro falava, no Nordeste, na assinatura de protocolos de mobilidade elétrica com as câmaras municipais de Vila Franca do Campo, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Nordeste, Lagoa e Povoação, cerimónia que foi presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro.
“Na celebração de protocolos com os municípios, damos mais um passo para fomentar estas práticas através de um trabalho em comum, onde todos têm de ser parte integrante e ativa, neste caso, em concreto, tirando partido da proximidade das autarquias com as populações”, sublinhou.
A governante frisou que, no âmbito dos protocolos que serão celebrados com todos os municípios da Região, “as autarquias irão promover medidas de discriminação positiva aos utilizadores dos veículos elétricos, através da criação de lugares de estacionamento reservados, gratuitos ou a preços reduzidos para os veículos elétricos, e da divulgação da mobilidade elétrica junto dos munícipes e empresas locais, por via de ações de sensibilização”.
Por sua vez, “o Executivo compromete-se a apoiar a realização de ações de sensibilização, de informação e de educação pública, dirigidas a diferentes público-alvo e setores de atividade sobre estas temáticas, bem como a instalar pontos de carregamento de acesso público para veículos elétricos em todos os concelhos do arquipélago”, acrescentou.
A titular da pasta da Energia referiu que os protocolos hoje assinados em São Miguel fazem parte de um trabalho já iniciado pelo Governo dos Açores nas ilhas das Flores, do Corvo, do Faial e da Terceira, e que se pretende que sejam celebrados em todas as ilhas do arquipélago “para promover e divulgar as boas práticas associadas a esta matéria”.
Na sua intervenção, Marta Guerreiro lembrou que, em outubro, foram concessionados 16 dos 26 lotes de serviços de exploração de pontos de carregamento de mobilidade elétrica, adiantando que, “até ao final do ano, terá início a segunda fase do concurso, que visa a aquisição, montagem e manutenção dos pontos de carregamento, prevendo-se que em 2019 esta possa ser uma nova realidade em todas as ilhas do arquipélago”.
A Secretária Regional frisou que, para os 10 lotes que ficaram excluídos ou desertos do concurso, o Governo dos Açores “irá contratualizar a sua instalação e exploração junto das câmaras municiais, dando início a este processo através da celebração de contratos ARAAL com os municípios de Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação”, cerimónia que terá lugar sexta-feira, 16 de novembro.
A governante adiantou ainda que, para além destas medidas já em curso, “o Executivo açoriano está a conceber um quadro de incentivos financeiros, sob a forma de subsídio não reembolsável, para a aquisição de veículos exclusivamente elétricos por pessoas singulares e coletivas, bem como à aquisição de unidades de carregamento, além de incentivos de natureza fiscal, que poderá tornar-se preponderante no momento da decisão pela aquisição de um veículo elétrico, promovendo-se, deste modo, a adoção da mobilidade elétrica”.
Marta Guerreiro recordou também que se encontra em consulta pública, até 20 de novembro, o Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores, como “documento estruturante”, com vista à “massificação do veículo elétrico”.