O PSD/Açores alertou hoje para as “insuficiências” do Matadouro da Ilha Terceira, afirmando que as mesmas “necessitam de atenção e do devido financiamento e orçamentação do Governo Regional, por forma a ser melhorado o serviço daquela estrutura”, disse o deputado Luís Rendeiro.
A declaração foi feita após uma visita dos deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira ao matadouro local, onde o social-democrata referiu que “estamos perante mais um caso em que o Governo Regional cria as infraestruturas e depois não tem capacidade para as manter e ter a trabalhar em pleno. É mais um dos muitos espalhados pelas nossas ilhas”, lamentou.
Considerando que aquela estrutura “é uma peça essencial para a pecuária terceirense”, Luís Rendeiro lembra que a mesma apresenta “vários erros de concepção que, passados dez anos da sua entrada em atividade, ainda não foram supridos pela tutela. E parecem tardar em sê-lo”, avançou.
“Estamos a falar nas limitações de capacidade da sua abegoaria, ou parque de retenção de gado, mas também no que se refere à questão ambiental. Ao contrário de outros na Região, este matadouro possui uma incineradora que, no caso, sofre avarias constantes e tem dificuldades de manutenção, enfrentando por isso longos períodos de paragem”, frisou.
“Ou seja, a incineradora não está a ser usada no máximo das suas capacidades, pelo que os resíduos continuam a sair do matadouro após a respetiva cozedura, mas sem serem depositados em aterro já em cinzas. E isso proporciona condições para um problema ambiental”, alertou.
Luís Rendeiro acrescentou que “já é tempo do Governo Regional resolver problemas que se arrastam, financiando de forma clara essas mesmas soluções no Matadouro da Ilha Terceira. Caso contrário, ficamos com uma estrutura onde se registam boas ações de gestão, mas onde a estratégia regional continua a estar longe do que se deseja”, concluiu.