O vento forte que se faz sentir no arquipélago dos Açores já levou ao cancelamento de ligações aéreas entre algumas ilhas açorianas, afetando 110 passageiros, disse o porta-voz da companhia aérea SATA à Lusa.
O porta-voz da companhia aérea, António Portugal adiantou que foram canceladas ligações da SATA Air Açores com as Flores, Graciosa, Pico e Horta (Faial), afetando 110 passageiros que serão reencaminhados na sexta-feira.
Segundo explicou António Portugal, “os voos saíram de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, mas a partida da Terceira para aquelas ilhas foi cancelada devido às condições meteorológicas”.
Devido às condições do estado do mar, o porto das Lajes do Pico está encerrado a toda a navegação, segundo um comunicado do capitão do Porto da Horta, Diogo Branco, divulgado às 14:29 locais (mais uma hora em Lisboa).
Fonte da Proteção Civil dos Açores adiantou à Lusa, no entanto, que “não há registo” até às 13:30 locais (mais uma hora no continente) de qualquer ocorrência relacionada com o mau tempo.
Devido à passagem de um novo sistema frontal as previsões meteorológicas apontam para o último dia do ano, nos Açores, para rajadas de vento que podem atingir os 120 quilómetros por hora e um aumento da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Assim, as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso laranja até às 20:00 de hoje, relativo a rajada máxima de vento, que pode chegar aos 120 quilómetros por hora, e ainda devido à agitação marítima, altura significativa das ondas, que podem chegar aos oito metros, até às 22:00 de hoje.
No grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), que estarão sob laranja, até às 21:00 de hoje devido a rajada máxima de vento que pode chegar aos 120 quilómetros por hora e agitação marítima, relativo a altura significativa das ondas, que podem atingir os oito metros até às 20:00.
No caso do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo, referente a rajada máxima de vento, vigora entre às 15:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira e a partir dessa hora e até às 06:00 de sexta-feira por causa da agitação marítima.
Face a estas condições meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu um comunicado a aconselhar a adoção das principais medidas de autoproteção para estas situações, em particular nas zonas mais vulneráveis.
Lusa