A chuva forte e trovoada provocaram, entre a noite de domingo e as 08:00 locais (09:00 em Lisboa), 44 ocorrências nas ilhas Terceira, São Miguel e Pico, como inundações e derrocadas, informou hoje a Proteção Civil dos Açores.
Num balanço, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que a maioria das ocorrências (32) foram na ilha Terceira e que todas se registaram no concelho da Praia da Vitória, afetando sobretudo as freguesias das Fontinhas, São Brás e Vila Nova.
Das restantes, 11 foram em São Miguel (Ponta Delgada, Ribeira Grande, Povoação e Nordeste) e uma nas Lajes do Pico.
“A maioria das situações reportadas está relacionada com inundações em habitações, inundações em vias e derrocadas”, descreve a Proteção Civil açoriana.
Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas, Serviços Municipais de Proteção Civil e Polícia de Segurança Pública (PSP) estiveram nos locais para apoio e resolução das diversas situações relacionadas com o mau tempo, que afetou os grupos Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria) dos Açores, que estiveram sob aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três.
Lusa