A Câmara de Ponta Delgada vai atribuir, a 6 de maio (feriado municipal) a Medalha de Ouro do Município a António Costa Santos, Provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres durante mais de quatro décadas.
A atribuição desta distinção honorífica, proposta pela Comissão Municipal de Toponímia e aprovada por unanimidade pela autarquia, tem em conta o trabalho desenvolvido por Costa Santos como Provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, mas também pelo facto de ser uma personalidade altamente considerada não apenas em Ponta Delgada como em toda a ilha de São Miguel e nos Açores em geral.
António Clemente Pereira da Costa Santos nasceu em Ponta Delgada a 30 de julho de 1937, no seio de uma família de fortes tradições autonómicas e políticas, “desenvolvendo um percurso de vida nas numerosas atividades que exerceu. É hoje uma pessoa altamente considerada no nosso meio, quer pela sua personalidade, quer ainda pela naturalidade e afeto com que acolhe as pessoas” – como se pode ler na proposta da Comissão Municipal de Toponímia.
Em 1967, ainda muito novo, Costa Santos foi eleito membro da Irmandade do Senhor Santo Cristo, como vogal, ascendendo em 1972 a secretário e depois a vice-provedor. Em 1989, foi eleito Provedor da Irmandade, cargo que desempenhou até 2012.
Durante 45 anos, reformulou e empreendeu um trabalho de grande mérito e conseguiu, inclusivamente, introduzir profundas alterações nas festas do Santo Cristo, além de ter sido um assíduo colaborador da Câmara de Ponta Delgada nas festividades, nomeadamente no que se refere à comemoração do feriado municipal, que se assinala precisamente na “Segunda-feira do Santo Cristo”.