Terminou ontem na ilha Terceira o XVII Fórum Nacional de Apicultura, certame onde durante três dias estiveram reunidos diversos especialistas na área, com o objetivo de consolidarem conhecimentos e partilharem experiências acerca desta temática, dando ainda a conhecer os seus produtos à comunidade.
A atividade na área da apicultura tem aumentado significativamente no arquipélago dos Açores, havendo empenho por parte dos apicultores em se tornarem cada vez mais competitivos a fim de acrescentarem valor aos seus produtos, alavancando a economia local e regional, tendo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, enaltecido isso mesmo no encerramento do Fórum.
“Como todos sabemos, a apicultura não consiste apenas na produção de mel. Existem outras substâncias resultantes da exploração das abelhas que são utilizadas para fins medicinais e fabrico de cosméticos, como a cera, o pólen, a própolis, o veneno e a geleia real. Por isso, podemos observar que este setor desempenha um papel preponderante em vários ramos de atividade e considero que devemos aproveitar essa oportunidade, trabalhando com afinco, sempre de olhos postos no futuro”, realçou o autarca.
O Fórum de Apicultura, que decorreu de 14 a 16 de outubro, nas cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, incluiu workshops, discussões temáticas sobre a apicultura e uma feira constituída por méis e seus derivados.