Melhor articulação nos transportes aéreos para escoar produtos regionais

A eurodeputada do PSD, Maria do Céu Patrão Neves, considerou os transportes aéreos como o “calcanhar de Aquiles” dos Açores, defendendo a necessidade de uma melhor articulação que permita facilitar o escoamento dos produtos açorianos.
“Os transportes são o nosso calcanhar de Aquiles”, lamentou Maria do Céu Patrão Neves, acrescentando que “é gravoso para os pescadores quando o pescado, que podia chegar a mercados como Espanha ou Alemanha, onde podia atingir preços interessantes, fica retido no Aeroporto da Terceira porque determinada companhia aérea não tem capacidade de carga”.

Maria do Céu Patrão Neves, que falava à Lusa no final de uma reunião com a Associação de Pescadores de S. Jorge, lamentou que não exista no arquipélago dos Açores um “escoamento à medida das necessidades”, frisando que os pescadores locais se queixam de nem sempre conseguirem escoar o peixe para os mercados internacionais por falta de capacidade de carga das transportadoras aéreas.

A eurodeputada social-democrata especificou que não se trata de uma critica à transportadora aérea açoriana SATA ou à TAP, mas antes a constatação da “falta de articulação” que parece existir nos transportes aéreos entre os Açores e o Continente.

Na sequência da visita que hoje realizou à ilha de S. Jorge, Maria do Céu Patrão Neves defendeu também a necessidade de uma maior aposta no turismo de habitação e no turismo em espaço rural, de forma a assegurar uma “oferta diferenciada” aos turistas que visitam a ilha nesta época do ano.

Uma das opções pode passar pela “recuperação de habitações degradadas” com valor histórico, transformando-as em unidade de turismo de habitação ou turismo rural, valorizando o património e rentabilizando o investimento.

Nesta deslocação a S. Jorge, a eurodeputada açoriana do PSD, além do encontro com a Associação de Pescadores, visitou a Santa Casa da Misericórdia das Velas e a Uniqueijo, a união de cooperativas que produz o conhecido Queijo de S. Jorge.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here