Melhores blogues escolares em português vão valer viagens para Portugal e EUA

O concurso ‘Ler em Português’ vai premiar professores e alunos de português com viagens a Portugal e Estados Unidos. Os premiados serão os autores dos melhores blogues de escolas dos dois países com conteúdos ligados ao Plano Nacional de Leitura.

João Caixinha, da Coordenação do Ensino do Português nos Estados Unidos (Instituto Camões), adiantou à Lusa que continuam a ser recebidas inscrições ao longo das últimas semanas e que dezenas de escolas dos dois países já estão a trabalhar na primeira edição deste concurso.

«Pretende-se criar hábitos de leitura e permitir que escolas norte-americanas estejam em contacto com escolas portuguesas», disse o responsável da coordenação, que trabalha junto ao Consulado de Portugal em Boston.

João Caixinha destaca ainda a possibilidade de aproximar as escolas dos dois países, pelo facto de as equipas serem mistas.

Cada equipa será composta por oito elementos – um professor e três alunos portugueses e outros tantos norte-americanos, que terão de ter competências básicas no português e no inglês.

O concurso foi aberto pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura e tem como parceiros as secretarias regionais de Educação de Madeira e Açores, além do Instituto Camões.

A primeira edição tem como tema ‘Liberdade e segurança numa sociedade plural’ e destina-se apenas a escolas secundárias, prevendo-se que o concurso seja alargado também ao básico no próximo ano.

Cada ‘blogue’ terá de publicar duas entradas (posts) por semana, até 15 de Maio.

As equipas terão ainda de apresentar um trabalho final, em que deverão ser usados preferencialmente os recursos físicos e digitais disponibilizados pelas bibliotecas escolares.

As equipas vencedoras são premiadas com «um programa de intercâmbio entre Portugal e os Estados Unidos da América para conhecer, ‘in loco’, a cultura e os costumes dos dois países, bem como as dinâmicas e os projectos de leitura e literacia desenvolvidos pelas respectivas escolas e bibliotecas escolares», de acordo com o regulamento.

As inscrições deverão prolongar-se até final de Março ou Abril, de acordo com João Caixinha.

«Muitos professores contactam a coordenação porque querem fazer parcerias, intercâmbios com Portugal e não sabem como, não conhecem», afirma João Caixinha.

«Agora, na própria plataforma do concurso está lá a rede de escolas e outros recursos que podem estar à mão de qualquer professor ou escola que queira arranjar um projecto», adianta.

Para a Coordenação do Ensino, é um «desafio muito especial», porque os Estados Unidos não dispõem de uma rede formal de escolas, como acontece na Europa e na África do Sul, uma vez que os professores são pagos pelas próprias escolas e não pelo Estado português.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here